A Escolha – Kiera Cass

1797359_418084661658517_1375534386_n

Livro: A Escolha;
Autora: Kiera Cass;
Número de Páginas: 351;
Editora: Seguinte.
Avaliação: ★★★★

keep-calm-and-eu-não-sou-sua-querida

Eu não sei se vocês sabem, mas eu sou fã da série “A Seleção” desde o primeiro livro me apaixonei pela história da America e pela personalidade difícil da ruivinha. A série é uma distopia (oposto de utopia), onde a obra carrega consigo certo presságio de um futuro nefasto. No caso do livro A Seleção, o futuro nefasto ocorre em Ilhéa, o novo nome da América do Norte após um conflito com a China, que é governada por um regime monárquico onde seus súditos são divididos em oito castas de acordo com a função que ocupam na sociedade, a personagem principal, America, que é quem narra o livro, pertence a casta de número cinco, que engloba atividades artísticas como, por exemplo, a pintura, o canto e a fotografia. America tinha um romance às escondidas com Aspen (seu amigo de infância), porém, sabia que sua família não aceitaria que se casasse com o garoto, uma vez que este pertencia a uma casta abaixo da sua e quando casada adquiria além do marido a casta deste. Maxon, o príncipe de Ilhéa, alcança a idade de decidir quem será sua esposa e qualquer garota do país poderá se candidatar para o cargo. Aí começa a Seleção, onde 35 garotas são selecionadas para ir ao palácio e só uma conquistará o coração do príncipe. America, por insistência da família e de Aspen inscreve-se com o intuito de conseguir dinheiro para a família caso fosse selecionada, porém pensava que suas chances eram mínimas. Claro que America está entre as 35 garotas e deixa claro desde o início para o príncipe que não está interessada em ser sua esposa, o que com o tempo e amizade entre os dois acaba se tornando algo mais. No decorrer dos livros além da vida amorosa de America e sua indecisão sobre quem ela realmente ama, Aspen (agora guarda no palácio) ou Maxon, é possível conhecer melhor o mundo no qual ela vive e seus esforços de tornar Ilhéa um lugar melhor. Após essa “pequena” introdução sobre os livros anteriores vamos ao foco do post que é o último livro da saga lançado a cerca de menos de um mês “A Escolha” (em inglês “The One”) que mostra o desfecho da história de America.

Em “A Escolha”, America finalmente decide quem ela realmente ama e por quem vai lutar: Aspen ou Maxon. Sua bondade e rebeldia ficam ainda mais evidentes nas provas da Elite surpreendendo o leitor com saídas e atitudes corajosas. Os assuntos em relação aos rebeldes ficam mais claros para o leitor. E ocorrem revelações inesperadas durante o livro. Como restam apenas quatro finalistas na Seleção os objetivos de cada uma ficam mais claros. E a união de todos esses fatores faz com que compreendamos melhor as atitudes que envolvem cada personagem, assim como o amadurecimento deles.

Em minha opinião, alguns eventos da história poderiam ter sido melhor desenvolvidos sem medo que a história ficasse um pouco maior. Ao fim do segundo livro da série “A Elite” a autora ainda tinha muito a explicar para o leitor e como este foi o último livro a autora teve que despejar quase tudo de uma única vez para finalizar a triologia. Não estou dizendo que por causa disso o livro não é bom, pelo contrário, é maravilhoso com uma história viciante. Mas acredito que se ela começasse a desenvolver certos assuntos no segundo livro seria desenvolvido mais tranquilamente. Contudo, America ficou com quem eu sempre desejei que ela ficasse embora os caminhos percorridos por ela para chegar ao coração do amado não tenham sido exatamente o que as leitoras esperavam, já que nos deparamos com uma reviravolta atrás da outra aos 45 minutos do segundo tempo do livro. Acredito que muitas leitoras entram em contradição ao avaliar positivamente ou não o livro. Eu particularmente enxergo altos e baixos de “A Escolha” com situações que eu me apaixonei e outras que não, mas confesso que considero este o livro mais fraco da triologia, porém é impossível não amar o final da história de America que tanto ansiei.

E vocês? Já leram o livro? Conheciam a série?

9 thoughts on “A Escolha – Kiera Cass

  1. Sou apaixonada por essa trilogia também, estava contando os minutos para esse livro chegar logo aqui .. Li em 2 dias e amei … Concordo com você que foi um pouco corrido, e teve momentos que poderiam ser mais aproveitados, mais no fim eu amei .. sempre quis esse final, mesmo tendo toda aquela reviravolta .. fiquei muito triste com alguns acontecimentos, mais a escolha dela no final valeu a leitura toda. Já to sentindo falta da América e de sua inúmeras dúvidas hahaha

    Adorei a resenha!

    Beijos

    1. Sim realmente sempre sonhei que ela ficasse com quem ela resolveu ficar, porém no segundo livro você acaba querendo ou não se apegando ao outro pretendente. A Kiera vai lançar mais um pequeno livro relacionado à série assim como os contos do Guarda e do Príncipe, só que desta vez o conto vai ser da Rainha. Estou ansiosa! Espero que seja bom embora eu quisesse muito mais um conto sobre o que acontece após o epílogo. Que bom que gostou da resenha. Por mais que tenha ficado maior do que deveria, fica difícil resumir tanto assim uma série tão boa! Seja sempre bem-vinda Nathy. Obrigada pela visita 😀 Beijão ❤

    1. Tenho certeza que você vai A-M-A-R a série assim como eu amei ❤ Principalmente por causa dos personagens e do enredo envolvente. É viciante! Quando eu li tive que esperar um ano até que os próximos livros fossem lançados uashuashuahs era de partir o coração. Boa leitura viu? E aproveita ❤ Beijão

      1. Tomara que eu goste hehe, mas me conhecendo se tem romance já é meio caminho andado hehehe.
        Flor, como vc faz pra colocar esse emoticons na resposta? Sou nova no wordpress, ainda estou apanhando hehehe
        Bjs

      2. Haha normal tipo coraçãozinho faço < 3 sem o espaço sorriso : D ou : ) sem os espaços também depois de um tempo fica automático. Pelo menos ficou pra mim uashuashuash Boa sorte Amanda 😀

  2. Sabe o que me deixou mais maluca nessa trilogia?!
    eu li em uma semana sem saber que o ultimo livro havia saído tinha menos de um mês e agora eu juro que não sei como viver esse livro mexeu muuuito comigo :3 ❤

    1. Sim!!! A primeira vez que li o livro eu fiquei completamente chocada com a genialidade da Kiera em relação à história e por mais que seja uma distopia conseguir que o leitor se identifique com a personalidade de cada personagem ❤ Você teve muita sorte haha eu fiquei surtando uns 3 anos na espera no lançamento de cada livro! Beijão Jana 😀

Deixe uma Resposta

