Livro: Um Ano Inesquecível

Livro: Um Ano Inesquecível;

Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças;

Número de Páginas: 397;

Editora: Gutenberg;

Avaliação: ★★★★★

download

Oi gente! Tudo bem com vocês? Esta semana li o livro “Um Ano Inesquecível”, uma parceria entre as autoras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças publicado pela editora Gutenberg. O livro é constituído por contos e cada autora ficou responsável por abordar em suas histórias uma estação do ano diferente. Uma das coisas que eu acho que faltou no livro é uma playlist contendo todas as músicas presentes nas histórias que, diga-se de passagem, não são poucas.

turnê livro bruna vieira

Um Inverno Inesquecível

O primeiro conto, escrito pela Paula Pimenta, acontece no inverno. Mabel, uma garota de quase 15 anos se vê forçada a viajar para o Chile, Valle Nevado, com seus pais, sendo que seus planos anteriores incluíam passar suas férias de inverno no sítio de uma de suas melhores amigas com toda a galera e com o Igor, um garoto pelo qual ela nutria uma paixão. Com o passar dos dias longe do Brasil e com dúvidas e crises típicas de adolescentes, Mabel finalmente percebe como o Igor é verdadeiramente e resolve se permitir encontrar um novo amor.

Um Outono Inesquecível

Este conto, escrito pela Babi Dewet, conta a história através de dois pontos de vista diferentes, o de Anna Júlia, uma garota de 17 anos que começa a fazer estágio em um escritório de advocacia e é viciada em podcasts, e João Paulo, um estudante de música que resolve passar seu outono tocando em frente ao MASP com o intuito de conseguir dinheiro para quem precisa. No caminho do estágio Anna Júlia para e observa João Paulo e entre encontros, desencontros e conversas, a garota encontra na música e em João Paulo algo nunca havia se permitido sentir antes.

Uma Primavera Inesquecível

Tendo como autora a blogueira e escritora Bruna Vieira, o conto de primavera é sobre a história de Jasmine, uma garota atrapalhada e ao mesmo tempo cheia de atitude.  Quase terminando o ano letivo, Jasmine se vê completamente desesperada ao perceber que está precisando de muitos pontos em matemática para conseguir passar de ano e finalmente se formar no colégio. Se Jasmine já estava totalmente desesperada com suas notas sua mãe estava ainda mais e para ajudar sua filha a entender a matéria fala com o temido professor de matemática sobre aulas de reforço e é aí que tudo começa a mudar na vida desta adolescente. Por estar muito ocupado com orientações de TCC e aulas o professor consegue um substituto para dar essas aulas particulares para Jasmine, e é aí que Davi aparece descomplicando não só a matéria, mas também o coração da garota.

Um Verão Inesquecível

A maior parte do conto, escrito pela Thalita Rebouças, acontece mesmo em torno do carnaval carioca, onde três amigas, Inha, Kaká e Tati, conseguem ingressos para curtir os dias de folia em um camarote de uma funkeira que faz o maior sucesso e está namorando o irmão mais velho de uma delas. Inha nunca pensou que poderia encontrar um amor em uma noite de carnaval, até conhecer Guima, que parece ter saído de um conto de fadas.

Agora, o que eu achei do livro?

Bem, acho que todos eles, com exceção do conto da Babi Dewet, poderiam desenvolver o tema muito mais, não deixar que a história aconteça tão de repende e sim que esses contos de amor tivessem toda uma conquista, para conseguirmos gostar tanto da mocinha quanto do mocinho. No entanto, não é por isso que as histórias não são boas. Achei muito legal o conto de inverno, pois consegui notar uma evolução da personagem Mabel e também gostar do fofo do Ben. Consegui me identificar e muito com a Anna Júlia por causa de seu cabelo azul, sua forma de negar os sentimentos e seu jeito estudiosa de ser. Consegui me apaixonar pelo Davi que, como qualquer outra garota, já imaginou que o professor substituto podia ser alguém de 18 ou 19 anos, fofo e legal, além de ser inteligente. Mas o que não consegui foi engolir esse conto de verão da Thalita Rebouças, a forma de escrita dela não me agradou, todos os personagens descritos pareciam ser fúteis e o uso excessivo de vogais para falar “menina chataaaaaaaaaaaaa” foram desnecessários, aliás, ninguém fala assim. Por saber que seu público é composto por adolescentes a autora deveria estudar melhor as características desses para não se equivocar e soar ofensivo até mesmo para os principais consumidores.

E vocês? Já leram ou têm interesse em ler o livro? Contem para a gente! Beijão!

Anúncios

6 thoughts on “Livro: Um Ano Inesquecível

  1. Não conhecia esse livro. Aliás, só tinha ouvido falar de duas das autoras e, ainda assim, não li nada delas também. Me refiro à Paula Pimenta e à Thalia Rebouças que, até onde sei, são bastante aclamadas pelo público jovem.

    Acho que eu iria ficar um pouquinho mais interessada se tivesse a play 🙂 ahaha

    1. Haha posso fazer um post só com a playlist. O conto da Paula Pimenta é bom, eu já havia lido o conto Cinderela Pop dela presente no Livro das Princesas, e da Thalita Rebouças eu li algum dos livros da série Fala Sério, mas o conto dela me desagradou bastante em comparação aos outros. A Babi Dewet eu não conhecia, mas foi uma surpresa maravilhosa conhecer a escrita dela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s