A poderosa geração de princesas criadas com A Hora da Aventura

 

Olá, galera! Tudo bem com vocês? Hoje pra marcar meu primeiro post no blog em 2016 eu resolvi trazer um texto sobre as novas princesas da televisão e como elas estão mudando sua forma de serem representadas para o público. Há muito tempo se percebe a importância de criar personagens femininas fortes e independentes que condizem com as mulheres presentes na sociedade em que vivemos. Ao longo dos anos a personalidade das princesas foi mudando e tivemos exemplos claros no cinema e na TV dessas mudanças que, em um circuito mais popular, começaram com personagens sensíveis e quase totalmente dependentes dos príncipes, como nos clássicos da Disney Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel. Neste cenário, nos últimos anos essas princesas deram lugar a protagonistas fortes e determinadas que trabalham,  lutam por si mesmas e constroem seu próprio destino sob a forma de heroínas em animações como Mulan, Princesa Mononoke, Coraline, A Princesa e o Sapo, A viagem de Chihiro, Valente, etc.

maxresdefault

Porém, em meio a tantas fortes representações e mudanças geradas pelo cinema, é da televisão que está surgindo uma nova geração de princesas que têm conquistado adultos e crianças e ensinando valores e lições tão importantes quanto suas sucessoras no cinema. De forma moderna, com estilo e muito, muito mais dinamismo, as princesas das terras de Ooo, criadas com a animação A Hora da Aventura, do canal Cartoon Network, têm ganhado fãs no mundo todo e já representam uma nova geração.

em-hora-de-aventura-finn-e-jake-ajudam-a-salvar-as-princesas-caroco-geleca-cachorro-quente-e-frutinhas-capturadas-pelo-rei-gelado-1407528463650_956x500

Distribuídas nas terras de Ooo, as muitas princesas presentes em A Hora da Aventura incorporam diferentes personalidades das crianças de hoje em dia e a série animada têm princesas para todos os gostos, das mais felizes as mais depressivas, que, igualmente, são personagens que chamam atenção do público com sua singularidade feminina.

vlcsnap-2015-11-17-23h17m35s213

A começar pela princesa mais admirada pelo herói Finn, a Princesa Jujuba, líder do Reino de Ooo, já temos uma garota com inteligência aguçada, cientista, que lidera sozinha com excelência todo seu reino e ainda se aventura em terras distantes com Finn e Jake. Jujuba é dócil, mas, longe de ser imatura, ela muitas vezes passa por cima dos próprios princípios para conseguir o que quer sem precisar da ajuda de ninguém. A menina representa muito bem a aluna estudiosa que não abre mão da vaidade, tem um bom coração e é fiel aos amigos mesmo em meio a tantos súditos e bajuladores que vêm atrás de seu reino e de sua sabedoria. Claro que, como toda princesa dos dias de hoje, Jujuba tem alguns desvios de personalidade como fazer experiências arriscadas em criados, sacrificar companheiros em batalha para poder sair com vida e espionar todos os habitantes de Ooo por meio de uma sala com telas que mostram todas as terras do reino. Afinal, é preciso se adaptar para sobreviver em uma terra com tantas princesas.

vlcsnap-2016-01-03-12h40m59s42

Outra princesa de Ooo que desde sua primeira aparição já deixou seu marco no imaginário do público foi a irônica princesa Caroço. Uma princesa que, antes de tudo, não segue estereótipos de moda e tem muito orgulho de seu corpo. Mesmo não sendo magra como Jujuba ou Marceline, ela esbanja charme e determinação para conquistar o coração de Finn em vários episódios. Caroço é rebelde, egoísta e luta para provar para seus amigos e sua família que pode sim, vencer sem a ajuda dos outros, mesmo que muitas vezes fracasse na sua jornada por independência e fama. Além disso, a garota é a típica adolescente antenada no mundo moderno, envolvida em fofocas, não larga o celular e vive romances que duram tanto e têm tanta importância quanto suas fugas de casa diárias. A princesa da terra dos caroços proporciona para a animação alguns dos momentos mais engraçados da série por sua personalidade forte e sua falta de paciência com quem não entende seus métodos incomuns de conquista.

maxresdefault (1)

Para aqueles que buscam força, talento e personalidade em uma princesa é Marceline que carrega todos os fãs de rock’n roll e do estilo punk/rock que faz parte da adolescência de muitos jovens. A talentosa princesa vampiro é filha de um dos mais poderosos seres de Ooo e permeia as histórias de Jake e Finn com sua guitarra tocando e cantando músicas de sua autoria. Marceline é uma das personagens mais emblemáticas da série, pois além de ter sido criada por Simon (Rei Gelado) quando criança, a menina participou de várias guerras nas terras de Ooo, já foi uma assassina de outros da sua espécie e constantemente é assombrada pela vontade de abrir mão de sua imortalidade e virar humana, tema que rendeu uma minissérie à parte de A Hora da Aventura, chamada Stakes, apenas focada em Marceline.

Amplificatori

Além de Jujuba, Marceline e Caroço, outras princesas vivem em Ooo e fazem parte do dia a dia de Jake e Finn, como a Princesa das Chamas, namorada de Finn em algumas temporadas da série; princesa Fantasma, princesa Esposa Monstro, Cachorro-Quente, Lady Iríscórnio, entre outras.

 Gostaram da nossa seleção? Qual princesa te representa melhor? Deixem mais dicas nos comentários sobre quais das outras princesas de Ooo vocês gostam em A Hora da Aventura. Até a próxima!

vlcsnap-2016-01-03-12h38m44s210

Anúncios

One thought on “A poderosa geração de princesas criadas com A Hora da Aventura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s