Lumberjanes: Lições de amizade e muito mistério em uma premiada série em quadrinhos

960

Olá pessoal! Tudo certo com vocês? Em meio às minhas leituras de férias eu retomei uma HQ que havia começado a ler em 2015, porém não prossegui além da 5ª edição na época. Colocando em dia a leitura, descobri que Lumberjanes é uma série em quadrinhos divertidíssima e cheia de estilo para quem gosta de aventuras, por isso resolvi passar aqui para compartilhar um pouco da experiência com vocês.

A história das 22 edições até agora publicadas se passa em um acampamento de verão no meio da floresta e traz cinco amigas na fraternidade conhecida como Lumberjanes. Entre acampar, adquirir instintos de sobrevivência e viver um pouco em meio à natureza, April, Riplay, Jo, Molly, Mal e a instrutora Jen acabam presenciando acontecimentos sobrenaturais ao redor do acampamento que as deixam (e ao leitor também) muito confusas em relação ao que está acontecendo ali. Monstros, dinossauros, mulheres que se transformam em ursos são apenas alguns dos elementos surpresa que aparecem nas primeiras histórias e nos deixam perguntando: afinal, qual a ligação disso tudo com as meninas? É preciso ter paciência e chegar até a sétima edição (o que é uma tarefa fácil, pois a leitura é bem rápida), para começar a descobrir os mistérios por trás dos acontecimentos.

Lumberjanes

A série é uma mistura de Três Espiãs Demais e Gravity Falls e, até agora, foram ao todo quatro tramas gerais nas 22 edições: Na primeira parte, da #1 a #8, temos as garotas em meio a um conflito entre os deuses Ártemis e Apolo, que tentam conquistar o poder de seu pai, Zeus. Na segunda parte, #10 a #12, há uma história paralela que dá destaque ao casal Molly e Mal e, a partir da #14, temos a parte da história que mais revela os mistérios e o passado do acampamento até agora, onde as garotas encontram uma caçadora de seres sobrenaturais, Abigail, que representa uma ameaça para os seres mágicos e os humanos. As edições #18, #19 e 20# focam em uma obsessão de April por sereias que ela conhece no lago (até então, a trama menos interessante das 22 edições).

lumberjanes3

A ilustração das edições é muito interessante e é feita por duas ilustradoras diferentes (o que causa certo espanto quando chegamos na edição #10 e o visual das personagens muda), são elas: Brooke Allen e  Carolyn Nowak. Apesar da ordem de publicação, recomento, para quem vai começar, a leitura da edição #13 primeiro, que é uma especial e conta como as meninas se conheceram em seu primeiro dia de acampamento. A partir desta, pode-se ir para a primeira, e assim seguir a ordem.

Em meio a essas perturbações do cotidiano das garotas, a autora Noelle Stevenson consegue com maestria trazer uma história simples, mas que preza acima de tudo o valor que damos às nossas amizades. As garotas, que se conhecem apenas no acampamento, criam laços fortes e significativos para a resolução de muitos problemas na trama.

Lumberjanesk5

Noelle foi destaque no mercado editorial em 2015 por ser uma das poucas quadrinistas femininas nos EUA que atuam hoje no mercado, uma das poucas em apostar em protagonistas femininas e inclusive uma das únicas mulheres a vencer o famoso Eisner Awards, maior prêmio dos quadrinhos estadunidenses. Lumberjanes vai ganhar uma adaptação para os cinemas e, além disso, a autora também já escreveu uma Graphic Novel chamada Nimona.

Observação: eu li todas as HQs em inglês, pois não encontrei versões em português ainda, à venda ou online. Gostaram da dica? Quem quiser pode nos deixar recomendações de outras Graphic Novels no estilo de Lumberjanes nos comentários!

lumberjanese3

Anúncios

One thought on “Lumberjanes: Lições de amizade e muito mistério em uma premiada série em quadrinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s